No processo de ilustrar as divindades do RPG Sabores Perdidos, surgiu a ideia de decorar as artes com uma escrita própria do cenário, que foi inspirada no ge’ez, sistema usado para registrar a língua amárica.
Além do ge’ez, o mastígio é inspirado pelas culturas de Sabores Perdidos: os símbolos foram concebidos originalmente como utensílios de cozinha, ingredientes e temperos, porém extremamente simplificados – representando a passagem de tempo e a alteração natural dos sistemas de escrita.
Além de utensílios (consoantes) e ingredientes (vogais), os símbolos são divididos livremente de acordo com três conceitos centrais do cenário – Fogo, Fermentação e Água.
Fogo – linha pa. Partem de consoantes obstruintes e representam talheres e ferramentas.
Fermentação – linha ma. Consoantes soantes, e suas formas vêm de fornos e caixotes.
Água – linha sa. Consoantes líquidas e fricativas, com formas de recipientes para bebidas.
A escrita mastígia é um abugida: suas letras representam sílabas já com uma vogal “embutida” (o som de A) e são modificados por outros símbolos para alterar seus sons.
Assim, para se escrever PA, usa-se apenas um símbolo, mas para escrever PE, esse símbolo recebe uma marca de vogal que troca o som de A po E. Da mesma forma, para ter apenas o som de P, uma marca menor silencia a vogal.
As marcações de silêncio podem ir em qualquer lugar do símbolo.
Possíveis marcações vocálicas alterando o som de LA.
Todos os símbolos de vogal podem ser combinados com as letras para modificar os sons, mas apenas as vogais independentes podem aparecer sozinhas no texto.
São inúmeras as combinações, desde que o símbolo não se torne igual a outro e gere conflito.
Alternativamente, o mastígio pode ser usado como alfabeto simples, ao ignorar o valor silábico das consoantes e usar as vogais como letras independentes.
Assim como o ge’ez, o mastígio não tem símbolos específicos para numerais: são marcações que informam que as letras devem ser ligas como algarismos.
É possível ver uma versão da escrita na ilustração de Aru, Rudimentar do Fogo.